Como escolher a fita adesiva ideal?

Institucional

Ao longo dos anos, as fitas adesivas tornaram-se indispensáveis no nosso dia a dia!

Uma hora ou outra todo mundo precisa usar fita adesiva e é muito importante compreender suas características para escolher o tipo de fita certo para cada aplicação.

Confira abaixo algumas informações que poderão ajudar no momento desta escolha.

O que são fitas adesivas?

As fitas adesivas são materiais que tem  basicamente  2 componentes: uma superfície base e o adesivo. Essa base pode ser de diferentes superfícies como polipropileno, papel, polietileno, entre outros.Utilizamos os adesivos conhecidos como PSA (pressure sensitive adhesive), que em português significa, adesivo sensível a pressão. Os PSA são materiais que possuem adesivo especial que para serem “ativados” temos que aplicar pressão sobre eles.
Podemos usá-los em diversas superfícies e a aplicação mais comum é feita sobre materiais flexíveis, como filmes ou papéis, que dão origem a produtos como as fitas adesivas.

Quais são os tipos de fitas adesivas mais comuns disponíveis no mercado?

As construções mais comuns de fitas estão detalhadas nas figuras abaixo:

 

 

Em quais situações deve-se utilizar uma fita de adesivo acrílico ou borracha?

Tudo vai depender da aplicação, existem inúmeras formulações de cada uma destas tecnologias, mas de maneira geral, as fitas de borracha são mais econômicas e mais versáteis, porém, tem menos resistência a intempéries, temperatura e podem ser menos duráveis. As fitas acrílicas podem ser mais duráveis, porém, menos econômicas. Geralmente, as fitas de borracha podem fornecer bons resultados de adesão inicial e fitas de acrílico podem oferecer excelentes resultados de adesão final.

Como avaliar a qualidade de uma fita?

A qualidade está muito ligada à aplicação do produto. Às vezes, um produto pode ser excelente para uma aplicação e inadequado para outra. Mas, de maneira geral, existem alguns conceitos que podem ser usados para avaliar uma fita. São eles:

Coesão

Força interna das moléculas de um material que as mantêm unidas, ou seja, é a força que impede que o material se desfaça, ou “derreta” sozinho. Ela pode ser representada pela imagem:

 

Adesão inicial ou TACK

Trata-se da força de atração do adesivo ao menor contato com a superfície, ou simplesmente, da propriedade de um adesivo “molhar”, ou espalhar-se, por uma superfície. A importância deste conceito varia conforme a aplicação do produto. Por exemplo, para a indústria de cosméticos em aplicações de alta velocidade dos rótulos em frascos de polipropileno ou polietileno, o tack é extremamente importante. Para a fixação de chapas metálicas na estrutura de um ônibus, por exemplo, ela é menos importante que a coesão. Portanto, o teste do “dedo no adesivo” pode ser irrelevante para a aplicação.

 

Adesão final, ou simplesmente, Adesão

É quando um adesivo atinge, após o devido pressionamento, 100% da sua força de atração as superfícies. Geralmente, adesivos acrílicos atingem o máximo de sua força de adesão após 72 horas. Somente após este período, será possível avaliar a real adesão de uma fita adesiva, qualquer medição antes deste período não será conclusiva.

 

Quais são os esforços e testes que pode submeter uma fita adesiva?

Cisalhamento ou shear

É quando submetemos o adesivo e a superfície à forças paralelas e contrárias. Através da medição deste esforço, podemos observar a coesão da fita.

Arrancamento ou peel

É quando submetemos o adesivo e superfície, geralmente flexível, à forças angulares, ou oblíquas de 90 ou 180 graus. Através da medição deste esforço, podemos observar a adesão da fita.

 

Tração / Alongamento

É a propriedade da fita esticar-se quando submetida ao tracionamento até o rompimento do seu dorso.


 

TACK Rolling Ball

É um teste que fazemos com que uma pequena esfera metálica role pela superfície adesivada da fita. Através da medição deste fenômeno, podemos observar o TACK da fita.


 

O tipo de material no qual aplicará a fita pode interferir na adesão?

Sim, e muito! Os materiais de difícil adesão são conhecidos como superfícies de baixa energia superficial. Exemplos: plásticos de polipropileno e polietileno, e os materiais de fácil adesão são conhecidos como superfícies de alta energia superficial. Exemplos: metais sem tratamento, porcelanas e alguns plásticos de engenharia como o policarbonato.
Geralmente nas superfícies de baixa energia, se depositarmos gotas d´água sobre eles, ficam bem arredondadas e escorrem com facilidade pela superfície. Um bom exemplo é observar o comportamento da água sobre um capô de carro bem encerado.

Os materiais de alta energia, funcionam exatamente ao contrário. As gotas de água ficam bem achatadas e escorrem com dificuldade pela superfície. Um bom exemplo é observar o comportamento da água sobre um capô sem estar encerado.

 

Quais são os principais cuidados que deve ter ao escolher ou usar uma fita?

1) LIMPEZA! sempre limpe a superfície com um pano, que não solte fibras, embebido em álcool isopropílico.

2) Observe o tipo de superfície. A rugosidade, planicidade e energia da superfície podem influenciar no desempenho
da fita. Para superfícies rugosas, geralmente, usa-se adesivos mais espessos. Para superfícies curvas, é possível trabalhar com adesivos de melhor desempenho e maior espessura e se a superfície for de difícil adesão (baixa energia superficial) deve-se analisar a viabilidade do uso de primer ou alterar o tipo do adesivo.

3) Observe as condições e o ambiente que a fita será submetida. A temperatura, exposição à luz UV e ataques químicos podem alterar muito o desempenho do produto.

4) Certifique-se SEMPRE, se a fita foi pressionada adequadamente e se o tempo para ela ter 100% da adesão foi respeitado para realização de testes.

Lembre-se, soluções que aderem é o nosso negócio! Se precisar de mais orientações entre em contato com a gente e nossa equipe técnica terá prazer em sanar suas dúvidas.

Comentários

DIEGO 24/05/2019 às 16:05

Excelente esse post, é sempre bom receber informações relevantes sobre fitas adesivas, fitas crepe, fitas gaffers, etc. Aliás, tem uma loja muito legal que vende esses produtos e que recomendo bastantes: https://www.roadiestore.com.br

Responder
Angela 17/04/2019 às 20:04

Boa tarde, estou buscando a fita de demarcação para uso em evento. O piso é taco de madeira. É posível utilizar a fita de demarcação e a remoção sem deixar marcas no piso de madeira? Grata

Responder
Alice 31/03/2019 às 02:03

Boa noite Por favor, gostaria de uma orientação. Preciso ficar uma lona plástica no casco de um navio. Qual a melhor fita para isso? Att

Responder
Roseli 25/03/2019 às 20:03

Boa tarde Me chamo Roseli, trabalho na Puket (Meias), estamos com um projeto e acho que vcs conseguem nos ajudar gostaria de saber se vocês te alguma dupla face que adere ao tecido? gostaria de colar apliques de feltro nas meias com uma dupla face, isso e possível com o produto de vocês aguardo

Responder
Luiz 21/03/2019 às 19:03

Qual o melhor produto para aderir duas abas de papelão de modo que fique muito resistente a umidade e a tração? - Que seja biodegradável - que seja possível aplicar nas duas abas e somente seja colada no momento do uso (tipo, nas duas abas tem uma faixa com cola protegidas e quando retira a proteção e coloca as duas faixas em contato elas fiquem aderidas). Obrigado Luiz Custodio

Responder
Eliana 15/02/2019 às 19:02

Gostaria de um orçamento para Fita Adesiva Personalizada 2 cores. Qual quantidade mínima que vcs. trabalham ?

Responder
André 12/02/2019 às 16:02

Solicito informar qual a fita adesiva dupla face indicada para unir folhas de polipropileno laminado espessura 0,30 mm.

Responder
Hugo 23/11/2018 às 03:11

Olá, somos da Equipe Acceptor Aerodesign, da Universidade Federal do Semi-Arido - UFERSA. Estamos participando da competição de aerodesign da SAE Brasil que envolve várias universidades da América Latina. Como somos de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte, a possibilidade de conseguirmos ajuda foi pedir patrocínio a grandes empresas grandes como esta. Achamos muito interessante a sua empresa e estamos pedindo alguns materiais para a construção da nossa aeronave que irá para a competição. Em troca, nós vamos fazer divulgações da sua marca em redes sociais, na camisa da equipe, banners, bandeira e no avião. Estes são alguns dos matérias que precisamos: •Fitas adesivas. Muito obrigado, esperamos ansiosos por sua resposta!

Responder
Ozeias 01/10/2018 às 02:10

Boa noite, estou procurando uma fita adesiva e não sei o nome do tipo de fita, vou explicar como vou usar, estou fabricando uma impressora de etiqueta adesivas para colar em peças para auditorias, hoje eu utilizo uma etiquetadora BROTHER P80, o problema é que muitas vezes preciso fazer a etiqueta de até 25 cm de cumprimento, e a fita pode varias de 1,2 mm de largura até 45 mm de largura. a fita é a mesma que tem no cartucho desta impressora, (M-231) o rolinho tem 8 metros de cumprimento com uma largura fixa de 1,2mm e é de pvc, a fita pode ser de papel adesivo, desde que tenha uma fita de isolamento da parte adesiva. a impressão será feita no verso da parte adesiva, após a impressão, retira-se a fita de isolamento que será descartada e a parte impressa será fixada na peças a ser identificada. Telefone pra contato 77 991526811

Responder
Norberto 27/07/2018 às 22:07

Boa noite! Gostaria de saber qual fita adesiva não danifica o verniz de um móvel ( guarda roupa) estou precisando isolar com lona plástica e usar a fita adesiva para fixar

Responder
EROS 13/06/2018 às 11:06

Bom dia amigos! Eu fabrico painéis decorativos e em um projeto específico peciso fazer a fixação deste painel de MDF de 15mm em uma parede e gostaria da orientação para qual das fitas de dupla face devo utilizar. Lendo o artigo no site que trata de qual seria a melhor, descobri que a fita acrílica tem um melhor resultado na aderência, entretanto gostaria de uma opinião técnica da empresa sobre esta aplicação. Outra informação importante é a capacidade de carga por metro linear do produto. Lembrando que este painel ficará em área interna e longe das intempéries. Se for preciso posso enviar uma imagem do projeto do painel que é segmentado para uma melhor análise. Aguardo um breve retorno. Abraços, EROS JUNIOR

Responder
sueli 11/06/2018 às 02:06

Boa noite gostaria de saber qual fita dulpra facil que eu posso usar para colocar no meu forno eletrico pois a frente dele era colocada com dupla facil desde ja agradeço

Responder
Ana 14/05/2018 às 02:05

Boa noite, Gostaria de saber qual o material necessário e mais adequado para colar em caixas de papel pardo. Att., Ana

Responder
Anderson 12/05/2018 às 02:05

Olá! Meu nome é Anderson, estou começando no setor glazing e tenho uma dúvida em relação a utilização correta das fitas dupla face para o sistema glazing. Qual seria a pressão ideal (Quantos KgF) imposta no alicate de pressão, para uma adesão perfeita, apos a colagem do vidro no quadro?

Responder
Vinicius 27/04/2018 às 19:04

Boa tarde eu sou cliente de vocês e sempre usei a fita dupla face de papel de 25mm X 30m o código dela e 452. Agora eu tento comprar ela no site mas não encontro, enão tentei comprar outra pra substituir, tentei comprar a de 50mm X 30m não me recordo qual e o codigo dela. Gostaria de saber se tem algum telefone pra falar com vocês e se o produto que eu uso ainda está sendo fabricado. Obrigado e aguardo seu retorno.

Responder
eduardo 17/02/2018 às 19:02

Boa tarde. Gostaria de usar uma fita adesiva na ponteira de corda naval para treino de crossfit. Me indicaram a fita de demarcação no lugar de tubo termostático. Podem me orientar? Grato Att

Responder
Jose 20/12/2017 às 14:12

Ola, Boa tarde Estou procurando uma fita para colocar em cima do vidro da base de uma impressora 3D. esta base é aquecida a 60 graus e o filamento de impressão a 200graus. A ideia e imprimir em cima da fita adesiva já que direto no vidro o filamento no gruda e a impressão final fica comprometida. Tentei fita crepe (não sei o modelo) mas a superfície dela é muito lisa e o filamento ficou escorregando. Tem de ser uma com mais porosidade. Qual produto você me indicaria? Obrigado. a base de impressão tem aproximadamente 20 X 20 cm. Obrigado.

Responder
CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU E-MAIL!

Campo obrigatório

© 2019 Todos os direitos reservados para ADERE Produtos Auto Adesivos Ltda.

ISO 9001
ISO 14001
Garantia Permanente
Adere - Colou, tá colado