Como escolher a fita adesiva ideal?

Institucional

Ao longo dos anos, as fitas adesivas tornaram-se indispensáveis no nosso dia a dia!

Uma hora ou outra todo mundo precisa usar fita adesiva e é muito importante compreender suas características para escolher o tipo de fita certo para cada aplicação.

Confira abaixo algumas informações que poderão ajudar no momento desta escolha.

O que são fitas adesivas?

As fitas adesivas são materiais que tem  basicamente  2 componentes: uma superfície base e o adesivo. Essa base pode ser de diferentes superfícies como polipropileno, papel, polietileno, entre outros.Utilizamos os adesivos conhecidos como PSA (pressure sensitive adhesive), que em português significa, adesivo sensível a pressão. Os PSA são materiais que possuem adesivo especial que para serem “ativados” temos que aplicar pressão sobre eles.
Podemos usá-los em diversas superfícies e a aplicação mais comum é feita sobre materiais flexíveis, como filmes ou papéis, que dão origem a produtos como as fitas adesivas.

Quais são os tipos de fitas adesivas mais comuns disponíveis no mercado?

As construções mais comuns de fitas estão detalhadas nas figuras abaixo:

 

 

Em quais situações deve-se utilizar uma fita de adesivo acrílico ou borracha?

Tudo vai depender da aplicação, existem inúmeras formulações de cada uma destas tecnologias, mas de maneira geral, as fitas de borracha são mais econômicas e mais versáteis, porém, tem menos resistência a intempéries, temperatura e podem ser menos duráveis. As fitas acrílicas podem ser mais duráveis, porém, menos econômicas. Geralmente, as fitas de borracha podem fornecer bons resultados de adesão inicial e fitas de acrílico podem oferecer excelentes resultados de adesão final.

Como avaliar a qualidade de uma fita?

A qualidade está muito ligada à aplicação do produto. Às vezes, um produto pode ser excelente para uma aplicação e inadequado para outra. Mas, de maneira geral, existem alguns conceitos que podem ser usados para avaliar uma fita. São eles:

Coesão

Força interna das moléculas de um material que as mantêm unidas, ou seja, é a força que impede que o material se desfaça, ou “derreta” sozinho. Ela pode ser representada pela imagem:

 

Adesão inicial ou TACK

Trata-se da força de atração do adesivo ao menor contato com a superfície, ou simplesmente, da propriedade de um adesivo “molhar”, ou espalhar-se, por uma superfície. A importância deste conceito varia conforme a aplicação do produto. Por exemplo, para a indústria de cosméticos em aplicações de alta velocidade dos rótulos em frascos de polipropileno ou polietileno, o tack é extremamente importante. Para a fixação de chapas metálicas na estrutura de um ônibus, por exemplo, ela é menos importante que a coesão. Portanto, o teste do “dedo no adesivo” pode ser irrelevante para a aplicação.

 

Adesão final, ou simplesmente, Adesão

É quando um adesivo atinge, após o devido pressionamento, 100% da sua força de atração as superfícies. Geralmente, adesivos acrílicos atingem o máximo de sua força de adesão após 72 horas. Somente após este período, será possível avaliar a real adesão de uma fita adesiva, qualquer medição antes deste período não será conclusiva.

 

Quais são os esforços e testes que pode submeter uma fita adesiva?

Cisalhamento ou shear

É quando submetemos o adesivo e a superfície à forças paralelas e contrárias. Através da medição deste esforço, podemos observar a coesão da fita.

Arrancamento ou peel

É quando submetemos o adesivo e superfície, geralmente flexível, à forças angulares, ou oblíquas de 90 ou 180 graus. Através da medição deste esforço, podemos observar a adesão da fita.

 

Tração / Alongamento

É a propriedade da fita esticar-se quando submetida ao tracionamento até o rompimento do seu dorso.


 

TACK Rolling Ball

É um teste que fazemos com que uma pequena esfera metálica role pela superfície adesivada da fita. Através da medição deste fenômeno, podemos observar o TACK da fita.


 

O tipo de material no qual aplicará a fita pode interferir na adesão?

Sim, e muito! Os materiais de difícil adesão são conhecidos como superfícies de baixa energia superficial. Exemplos: plásticos de polipropileno e polietileno, e os materiais de fácil adesão são conhecidos como superfícies de alta energia superficial. Exemplos: metais sem tratamento, porcelanas e alguns plásticos de engenharia como o policarbonato.
Geralmente nas superfícies de baixa energia, se depositarmos gotas d´água sobre eles, ficam bem arredondadas e escorrem com facilidade pela superfície. Um bom exemplo é observar o comportamento da água sobre um capô de carro bem encerado.

Os materiais de alta energia, funcionam exatamente ao contrário. As gotas de água ficam bem achatadas e escorrem com dificuldade pela superfície. Um bom exemplo é observar o comportamento da água sobre um capô sem estar encerado.

 

Quais são os principais cuidados que deve ter ao escolher ou usar uma fita?

1) LIMPEZA! sempre limpe a superfície com um pano, que não solte fibras, embebido em álcool isopropílico.

2) Observe o tipo de superfície. A rugosidade, planicidade e energia da superfície podem influenciar no desempenho
da fita. Para superfícies rugosas, geralmente, usa-se adesivos mais espessos. Para superfícies curvas, é possível trabalhar com adesivos de melhor desempenho e maior espessura e se a superfície for de difícil adesão (baixa energia superficial) deve-se analisar a viabilidade do uso de primer ou alterar o tipo do adesivo.

3) Observe as condições e o ambiente que a fita será submetida. A temperatura, exposição à luz UV e ataques químicos podem alterar muito o desempenho do produto.

4) Certifique-se SEMPRE, se a fita foi pressionada adequadamente e se o tempo para ela ter 100% da adesão foi respeitado para realização de testes.

Lembre-se, soluções que aderem é o nosso negócio! Se precisar de mais orientações entre em contato com a gente e nossa equipe técnica terá prazer em sanar suas dúvidas.

Comentários

Paula 05/11/2020 às 02:11

Boa noite, Adere. Quero colocar a guirlanda de Natal na porta de madeira, porém preciso de uma fita que aguente o peso e não danifique a porta com o tempo. Aguardo retorno.

Responder
Institucional Adere 05/11/2020 às 15:11

Boa tarde Paula!! A Fita Forte transparente é o produto ideal pra você. Apesar de ser uma fita indicada para aplicação permanente, existe uma técnica para removê-la de algumas superfícies. Basta você tirar a ponta da fita com algum objeto (ponta de tesoura, por exemplo), e quando conseguir pegar a ponta da fita, puxar como se quisesse esticá-la. Ela sairá completamente sem danificar a porta... Porém, você vai precisar tirar a guirlanda antes disso, girando ela para que descole, e isso pode fazer com que ela saia um pouco danificada no verso, Ok?! Qualquer coisa entre em contato conosco que lhe auxiliamos nesta aplicação ;)

Clarianne 24/10/2020 às 17:10

Qual fita é a mais ideal para colar tapetes de eva em uma parede sem tintura, só no reboco.

Responder
Institucional Adere 05/11/2020 às 15:11

Clarianne! A gente não indica colar em paredes que estão só no reboco, porque elas soltam pó, então quando você aplica a fita, ela cola só no pó e acaba caindo, não consegue aderir na parede, sabe? De qualquer forma você pode usar uma Carpefix pra aplicação que não danifique o EVA, mas não vai ficar muito tempo nessa parede por conta do pó.

Andressa 17/10/2020 às 19:10

Boa tarde.Preciso de uma fita para fazer listras e demarcar porcelana.Em seguida usarei tinta A base de óleo onde não tiver fita.E quando retirar as fitas,elas não poderao deixar resíduos,pois as peças vão ao forno.Vc me indica uma fita específica?Obg

Responder
Institucional Adere 05/11/2020 às 15:11

Oi Andressa!! Neste caso lhe indicamos as fitas Crepe Automotivas. Temos a branca (425), a amarela (A128RA) e a verde (525). Você pode escolher a que melhor irá se destacar na cor da tinta que você vai usar. É importante lembrar que elas não podem passar de 3 dias aplicadas, Ok?!

Milton 13/10/2020 às 15:10

Bom dia. Poderia informar quais as diferenças e aplicações de cada modelo (415,431,432 e 490). Preciso destas informações para poder decidir qual a melhor fita comprar. Obrigado e aguardo retorno. Milton

Responder
Institucional Adere 13/10/2020 às 17:10

Bom dia Milton!! Todos estes itens são Kraft, suas indicações são as seguinte, vamos lá: 415 - Ela é mais grossa do que o comum, para ser utilizada em situações industriais, onde exista exigência de alta resistência mecânica. 431 - Esta é indicada para as necessidades do mercado madereiro. 432 - Esta é mais fininha, é a mais em conta do mercado. Para trabalhos mais simples e fechamento de caixas leves. 490 - Esta é bem mais grossa, indicada para fechamento de caixas pesadas. Se você quiser, pode nos contar qual sua aplicação, que te indicamos a ideal entre estas!!

fernanda 07/10/2020 às 13:10

por favor, qual a diferença entre a fita imobiliária branca e azul?

Responder
Institucional Adere 07/10/2020 às 14:10

Olá Fernanda!! As principais diferenças estão no tempo de aplicação. Enquanto a fita crepe branca (427) deve ser removida em até 24h para obter o melhor resultado, a fita crepe azul (527) resiste até 14 dias em ambiente externo, sem deixar resíduos e sem delaminar a pintura. Até por este motivo ela é indicada para obras maiores, onde o mascaramento pode levar mais tempo. É realmente uma fita premium!!

Fernanda 03/10/2020 às 06:10

Olá! Queria usar uma parede (pintada normalmente com tinta de parede) como mural colocando papéis leves e cartôes e poder retirá-los quando eu quisesse, (depois de 1 semana, 1 mês, 1 ano, etc) sem danificar a tinta de parede. Existe uma fita (dupla-face ou não) para isso? Que seja fininha e descola com facilidade? Obrigada

Responder
Institucional Adere 07/10/2020 às 14:10

Olá Fernanda!! Existe sim. A Fita Forte® Decoração & Artesanato é o produto ideal para sua aplicação. Ela é uma dupla face branca e tem 1mm de espessura, dará até um efeito 3D para sua parede. Ficará lindo!!

Filipe 29/09/2020 às 18:09

Prezados, Boa tarde! Comprei uma fita adesiva dupla face fixa forte 12mm X 2m para colocar em placas decorativas, porém minha preocupação é que tenho interesse de pôr as placas numa parade que contém papel de parede que não são adesivos, e sim fixados do modo tradicional com cola específica para papel de parede. Quero saber de vocês se o uso desta fita dupla face fixa forte trará resultados positivos mesmo aplicando-a entre as placas e o papel de parede? Vale salientar que o papel de parede apresenta textura. Obrigado desde já!

Responder
Institucional Adere 01/10/2020 às 16:10

Oi Filipe! O problema da aplicação sobre o papel de parede, é que o papel não suporta carga. Por este motivo, não recomendamos aplicações sobre papel de parede, Ok?!

Paulo 08/09/2020 às 19:09

Boa tarde! Há alguma indicação de fita que possa ser colada em parede com trinca para vedar e sobre ela possa ser colocada tela e argamassa!? Grato.

Responder
Institucional Adere 10/09/2020 às 17:09

Olá Paulo!! Infelizmente não trabalhamos com este produto. Ele é conhecido no mercado como "veda trinca".

Luiz 01/09/2020 às 14:09

Olá pessoal, tem fita adesiva dupla face que se pode usar no rosto para prender a máscara contra o Coronavirus para não embaçar os Óculos, que não seja tão larga e que fique por dentro da máscara (por isso acho que duas faces). Abraço, Paz e Bem!

Responder
Institucional Adere 10/09/2020 às 17:09

Olá Luiz! Infelizmente não há no mercado, uma dupla face neste sentido, que possa ser utilizado direto na pele. Os elementos químicos da cola podem causar irritação na pela, por isso este procedimento não é indicado. A solução para as máscaras e os óculos seria mesmo aquele modelo de máscara industrial, que tem um "suporte para fechar sobre o nariz. Se nada der certo, só mesmo as lentes de contato pra nos salvar dessa. Abraços!

Ricardo 04/08/2020 às 12:08

Bom dia! Gostaria de revestir uma parede com painel de MDF revestido de 6mm de espessura. O fabricante do painel indica que a densidade do material é de 700 kg/m³, gerando uma carga de 10,5kg por metro linear de parede. A parede parece lisa, mas ao passar uma régua é possível notar que a superfície é irregular. Pensei em usar a Fita Forte. Perguntas: 1-A fita forte absorve essas pequenas irregularidades? 2-A fita forte fixa bem na superfície do MDF revestido? 3-A Fita Forte é adequada para essa utilização? Se não, qual seria a fita adequada? Obrigado!

Responder
Institucional Adere 10/09/2020 às 17:09

Olá Ricardo! As fitas mais indicas para este tipo de fixação são os produtos estruturais XB110, XB150, XC160 ACM e XC200B ACM e XB200B ACM. As fitas suportam irregularidades de até metade de sua espesssura, portanto uma fita de 1,1 mm de espessura suportaria irregularidades de no máximo 0,55 mm. Pela densidade relatada, uma placa de área de 1 m² e 6 mm de espessura pesaria em torno de 4,2 kg. A recomendação é que seja aplicada fita adesiva (larguras próximas a 20 mm) em todo o perímetro da placa de MDF e, no mínimo, uma fita no centro da placa para que ela não fique sem apoio o que ocasionaria ruídos e riscos de quedas pelo movimento da placa. Outro fator importante para este tipo de aplicação é a pressão aplicada sobre a fita. Normalmente pressão em torno de 1,2 kg/cm² é o suficiente para ter 100% de contato da fita adesiva com o substrato (MDF e parede). Em substratos rígidos a pressão necessária, muitas vezes, pode ser de 2 ou 3 vezes superior para que a pressão na fita chegue em 1,2 kg/cm². Este fator é importante para a fixação da placa de MDF na parede. Se ficou muito complicado, entre em contato conosco pelo menu "Atedimento" que tentamos lhe ajudar com mais clareza!! Obrigada pelo seu contato.

Manoela 26/07/2020 às 00:07

Queria colar um pano em uma parede, usei uma fita de espuma bem forte e não grudou nele... que fita eu poderia usar?

Responder
Institucional Adere 03/08/2020 às 18:08

Oi Manoela, para esta aplicação o produto ideal é a Fita Forte Decoração & Artesanato, pois seu adesivo tem maior interatividade com tecidos.

LEILASANTOS 24/07/2020 às 22:07

Olá, gostaria da indicação de uma fita aderente com largura de aproximadamente 2 cm para revestir a lateral de portas de armários de cozinha. Essas portas são de madeira compensado. Gostaria de uma fita resistente, de cor branca ou prata. Agradeço desde já. Att Leila

Responder
Institucional Adere 03/08/2020 às 18:08

Olá Leila! Para esta aplicação temos duas opções: Aplicação permanente com a Silver tape (branca ou Prata), ou Aplicação removível (Apenas para proteção) com a Fita de Polietileno 237 (suporta 90 dias sem transferência de adesivo).

Marta 15/07/2020 às 16:07

Preciso colar faixas que sejam as mais duráveis possível sobre o piso frio. Qual a melhor? Pode ser emborrachada ou não.

Responder
Institucional Adere 20/07/2020 às 14:07

Olá Marta! A melhor indicação pra você é a fita Demarcação de Solo ADERE. Temos várias cores. Você pode encontrá-la neste link: http://adere.com.br/pt/solucoes/fitas-especiais/fita-demarcacao-de-solo

Fernanda 03/07/2020 às 19:07

Olá boa tarde! Vcs saberiam me orientar qual a fita Adere mais adequada para fabricação artesanal de adesivos para pets? Daqueles que voltamos diretamente no pelo do animal? Fabrico estas peças e ainda não acertei na fita, eles descolam com muita facilidade. Estou procurando uma marca que seja mais durável. Grata pela atenção!

Responder
Institucional Adere 20/07/2020 às 14:07

Oi Fernanda!! Infelizmente não temos fitas específicas para esta aplicação. Até porquê fita adesiva dificilmente vai ter boa aderência sobre o pêlo do animal, pois a fita precisa de área de contato para funcionar. Colando nos pelinhos acaba ficando pouco contato pra colagem da fita... Para estescaso acho que somente adesivo líquido terá sucesso, mas é preciso observar se não prejudica a saúde do animal com este uso.

Lucas 25/06/2020 às 20:06

Olá, boa tarde. Eu estou planejando colocar placas informativas em um prédio. Essas placas são de PVC e por isso são bem leves, qual seria a fita mais aconselhável? vendo também que algumas placas ficarão expostas ao tempo. E qual aderiria melhor a vidro e madeira?

Responder
Institucional Adere 26/06/2020 às 13:06

Bom dia Lucas!! Com certeza a melhor indicação pra você é a Fita Forte Transparente. Apesar de no seu caso ser para objetos leves, esta ainda é a fita ideal para ambientes externos, onde há exposição à intempéries. Também é a fita mais indicada para as superfícies que você citou. Veja mais sobre ela neste vídeo: http://adere.com.br/videofitaforte.

Alberto 22/06/2020 às 00:06

EM APLIQUE FRONTAL DE PARA CHOQUES DE CARRO TEM SIDO UTILIZADO FITAS DUPLA FACE. QUAL A FITA MAIS RESISTENTE?

Responder
Institucional Adere 22/06/2020 às 10:06

Olá Alberto! A mais indicada para esta aplicação é a dupla face de espúma acrílica preta, de 1mm de espessura. Na ADERE, é a antiga fita 253 (essa fita está temporariamente fora de linha mas será relançada em breve, como Fita Forte para reparos Automotivos). Esta é a melhor indicação pois a cor da fita a protege dos raios UV, e proporciona o melhor desempenho a longo prazo.

Dienifer 19/06/2020 às 11:06

Bom dia , gostaria de saber qual a melhor fita, preciso aplicar uma placa decorativa de pvc, só que na parte de baixo da parede está sem tinta apenas no reboco devido a infiltracao do tempo, apenas nesta parte de baixo como eu faço a fixação destas placas na parede com reboco? Qual fita? As placas são bem leves e fina ..

Responder
Institucional Adere 19/06/2020 às 12:06

Olá Dienifer! Infelizmente, para superfícies como parede sem acabamento (pintura) e paredes com umidade não indicamos o uso de fitas adesivas, pois a adesão sobre essas áreas fica muito prejudicada, não sendo possível garantir sua eficiência.

Camila 17/06/2020 às 23:06

Boa noite. Preciso colar uma estrutural de acrílico (6mm espessura e 15cm diamnetro) em uma parede de gesso. Qual a melhor fita duplaface?

Responder
Institucional Adere 18/06/2020 às 11:06

Olá Camila! Para te ajudar com esta indicação precisaremos de mais informações: Qual o peso do material que será fixado? Ambiente interno ou externo? A parede de gesso possui acabamento em tinta? A pintura é recente? Para cada uma destas situações teremos uma indicação. Se preferir, pode nos enviar um email no contato@adere.com e conversamos mais detalhes.

Marcos 16/06/2020 às 11:06

É possível usar as fitas crepe para pintura 427 18X50 e a 48X50 em ambiente hospitalar?

Responder
Institucional Adere 17/06/2020 às 14:06

Olá Marcos! Não é recomendada a utilização de fitas comuns em ambiente hospitalar, pois requer cuidados especiais. A fita hospitalar deve ser muito bem protegida até chegar ao momento de sua utilização, para que não seja um meio de contaminação.

Rafael 03/06/2020 às 14:06

Olá Adere, tudo bem? Por favor, preciso colar um velcro (tecido sintético) em uma base de aluminio (esquadrilha aluminio anodizada). Penso em utilizar uma dupla face para não danificar a esquadrilha posteriormente. Qual a melhor opção para utilização? muito obrigado. RA

Responder
Institucional Adere 05/06/2020 às 13:06

Olá Rafael ! Eu acredito que você deve estar tentando fixar telas (do tipo mosquiteiro) em janelas. Se for algo do tipo, o produto ideal é a Fita Forte Decoração e Artesanato, disponível no link a seguir: http://adere.com.br/pt/solucoes/fita-forte/dupla-face-de-espuma/fita-forte-decoracao-e-artesanato. Porém, ela pode deixar resíduos caso você queira retirá-la depois de algum tempo. Esses resíduos podem ser removidos com álcool, água morna, sabão e paciência. :D

Adriana 15/05/2020 às 15:05

Qual fita é a mais indicada para colar sinalização no chão, considerando que a superfície é de carpete? Consigo colar essas sinalizações de distanciamento utilizando a fita carpefix? Obrigada.

Responder
Institucional Adere 05/06/2020 às 13:06

Olá Adriana!! a CARPEFIX é duplaface, creio que para sinalização não funcionará bem... O ideal é a demarcação de solo mesmo, mas pode durar menos tempo na superfície de carpete... limpar a superfície com álcool e deixar um "peso" sobre a fita, por ao menos algumas horas, para ajudar a fixar por mais tempo. Porém, esta não é aplicação ideal, Ok?!

Haroldo 01/05/2020 às 12:05

Bom dia...gostaria de saber como posso adquirir fita para pele de vidro...Att, A & S - Esquadrias Metálicas...

Responder
Institucional Adere 05/06/2020 às 13:06

Olá, bom dia!!! Você pode entrar em contato através do formulário http://adere.com.br/glazing. A equipe responsável entrará em contato com você! Obrigada por escolher a ADERE!!!

gabriel 29/04/2020 às 21:04

BOA NOITE, FIZ UM PROJETO DENTRO DE UMA GUITARRA PARA ACENDER LEDS....OS LEDS PRECISAM FICAR EM UMA POSIÇÃO ESPECIFICA NO CORPO DA GUITARRA, QUERIA SABER QUAL A MELHOR FITA UTILIZAR, POIS DEPOIS QUE EU FECHAR GUITARRA N IREI MAIS ABRIR, A N SER PRA FAZER UM REPARO OU CONCERTO EM ALGUM COMPONENTE, POIS É UMA BRIGA MUITA GRANDE PRA ABRIR...POR ISSO QUERIA UMA FITA RESISTENTE O SUFICIENTE QUE N SOLTE....A SUPERFICIE TA FORRADA DE PAPEL ALUMINIO....ENTÃO EU PODERIA COLAR DIRETAMENTE NO PAPEL ALUMINIO OU COLAR ALGO NO PAPEL ALUMINIO E OS LEDS POR CIMA....DESDE JA AGRADEÇO!

Responder
Institucional Adere 17/06/2020 às 16:06

Olá Gabriel, boa tarde! Enviamos a resposta pro seu email mas não tivemos retorno... Como é o modelo do LED? É do tipo fita de LED? Fio? Alguma outra forma? Temos o produto Fita Forte Decoração e Artesanato que trata-se de uma espuma de Polietileno (PE) branca com 1 mm de espessura que deve atender sua necessidade. Lembrando sempre de tomar alguns cuidados: - Verificar se há área suficiente para que a fita possa ser fixada no LED. - Limpar a superfície adequadamente removendo oleosidades, poeira, etc. - Após aplicar, pressionar bem o produto para melhor fixação. Vale ressaltar que este produto é para aplicação permanente, portanto se houver a necessidade de sua retirada isto deixará resíduo na superfície. Caso tenha dúvidas, por favor, nos contate.

Cecilia 30/03/2020 às 21:03

Qual a melhor fita adesiva para se colar dispenser de álcool gel (plástico ou acrílico) numa superfície de laminado de madeira ou mesmo madeira? Numa superfície de pedra porosa? Numa superfície pintada com tinta látex? Agradeço retorno.

Responder
Institucional Adere 31/03/2020 às 11:03

Olá!! Com exceção da superfície porosa, para as demais a melhor indicação é a FITA FORTE Adere, que possui fixação limpa e segura para seus objetos. No caso da superfície porosa é mais indicado que você utilize uma fita de espuma, que se adapte melhor à uma região de aderência menor, porém, você pode ter problemas de resíduos quando for remover. Para cada aplicação existe uma fita ADERE ideal !!!

Cecilia 17/03/2020 às 20:03

Oi, boa tarde! Estou precisando uma fita impermeável para fazer reparos em uma cobertura. Vamos colocar sobre os pregos de fixação para evitar infiltração na junção do prego com a madeira. Essa fita de demarcação de solo é indicada nesse caso? Obrigada

Responder
Institucional Adere 31/03/2020 às 11:03

Olá Cecília!! Sim, a demarcação de solo pode ser utilizada neste caso pois possui dorso de PVC, que é resistente à água. É uma Ótima escolha!!

Angela 17/04/2019 às 20:04

Boa tarde, estou buscando a fita de demarcação para uso em evento. O piso é taco de madeira. É posível utilizar a fita de demarcação e a remoção sem deixar marcas no piso de madeira? Grata

Responder
Institucional Adere 12/11/2019 às 12:11

A nossa fita para demarcação de solo também é indicada para aplicações em pisos de madeiras sim, entretanto, a fita não possui remoção limpa, isto é, quando removida ela irá apresentar restos de adesivo na superfície na qual foi aplicada.

Norberto 27/07/2018 às 22:07

Boa noite! Gostaria de saber qual fita adesiva não danifica o verniz de um móvel ( guarda roupa) estou precisando isolar com lona plástica e usar a fita adesiva para fixar

Responder
Institucional Adere 12/11/2019 às 13:11

Se a sua necessidade é fixação para pintura, recomendamos a nossa Fita Crepe para Pintura Imoboliária (427), mas lembre-se de remove-la após 24 horas da aplicação.

EROS 13/06/2018 às 11:06

Bom dia amigos! Eu fabrico painéis decorativos e em um projeto específico peciso fazer a fixação deste painel de MDF de 15mm em uma parede e gostaria da orientação para qual das fitas de dupla face devo utilizar. Lendo o artigo no site que trata de qual seria a melhor, descobri que a fita acrílica tem um melhor resultado na aderência, entretanto gostaria de uma opinião técnica da empresa sobre esta aplicação. Outra informação importante é a capacidade de carga por metro linear do produto. Lembrando que este painel ficará em área interna e longe das intempéries. Se for preciso posso enviar uma imagem do projeto do painel que é segmentado para uma melhor análise. Aguardo um breve retorno. Abraços, EROS JUNIOR

Responder
Institucional Adere 12/11/2019 às 13:11

Recomendamos o uso da linha Fita Forte - dupla face permanente. Mas fique atento ao peso do painel para adquirir a fita correta! Outra coisa importante é evitar o uso sobre paredes sem nenhum tipo de acabamento (não recomendamos a aplicação sobre paredes somente com reboco).

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU E-MAIL!

Campo obrigatório

© 2020 Todos os direitos reservados para ADERE Produtos Auto Adesivos Ltda.

ISO 9001
ISO 14001
Garantia Permanente
Adere - Colou, tá colado