FLAP DISC: Veja a forma correta de usar

Institucional

Dizem por aí que Flap-Disc é tudo igual e tem a mesma serventia. Será que é isso mesmo? O Flap-Disc é um disco abrasivo composto por flaps (pedaços) de lixas colados com adesivo em uma base de plástico ou fibra de vidro. Para o uso correto, você precisa, antes de tudo, definir qual o melhor Flap Disc para o seu trabalho, Flap Disc Alo ou Flap Disc Zirc. O Flap-Disc Alo ADERE, por ser composto por flaps de lixas fabricadas com grão Óxido de Alumínio, é bastante indicado para uso geral, ou seja, em serviços mais leves em materiais metálicos. Já o Flap-Disc Zirc ADERE é composto por flaps de lixas fabricadas com o super grão Zircônio, que faz com que ele apresente uma melhor performance, inclusive em aço inox, proporcionando maior resistência, com rendimento muito superior e com baixa geração de calor. Para o lixamento na reparação automotiva, indicamos o Flap Disc Alo, já para o lixamento mais pesado em montagens industriais por exemplo, indicamos o Flap Disc Zirc.

Para melhorar a qualidade do acabamento e deixar a superfície lisa, recomenda-se utilizar os grãos de tamanho médio e, para finalizar, é indicado o uso de grãos mais finos, indicados para eliminar riscos mais profundos, decorrentes dos processos de lixamento anteriores. “Os grãos mais grossos são recomendados para aplicações de desbaste, que necessitam maior remoção de material em menor tempo, porém, por serem mais agressivos, o acabamento da superfície ficará com mais ranhuras do lixamento”, comenta Daniel Souza - Analista de Produtos da ADERE.

Como usar o Flap-Disc?

Sua utilização deve ser feita em máquinas esmerilhadeiras ou lixadeiras portáteis, sempre respeitando a velocidade (RPM) da máquina e indicada no Flap Disc. Esta informação pode ser encontrada no rótulo na parte frontal do disco.

Listamos aqui algumas dicas de qual tamanho do grão de lixa escolher, lembrando que, quanto menor o número do grão, mais grossa é a lixa! Vamos lá:

Desbaste – grãos: 40
Semi-acabamento – grãos: 60 e 80
Acabamento – grãos: 120

Tudo pronto, falta só colocar seu kit de EPIs e começar o trabalho. Vale salientar que algumas operações produzem fagulhas, cavacos e limalhas, sendo assim, é de extrema importância o uso de Protetores Faciais como Óculos e Máscaras, Luvas e Avental. Os Flap Discs também devem ser protegidos nas máquinas com capa de proteção, pois em caso de quebra acidental de um disco, a capa de proteção evita que os pedaços atinjam o operador ou pessoas que estejam próximas.

Gostou? É a ADERE proporcionando informação e segurança com o nível nota A que você já conhece!

Conheça os outros produtos da linha de Abrasivos ADERE acessando www.adere.com

#AbrasivosComoAqueVoceJaConhece #FlapDisc #ADERE

Comentários

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU E-MAIL!

Campo obrigatório

© 2021 Todos os direitos reservados para ADERE Produtos Auto Adesivos Ltda.

ISO 9001
ISO 14001
Garantia Permanente
Adere - Colou, tá colado